4 dicas infalíveis para ajustar o vestido de noiva

18 april 2019, 20:07

A noiva entra em sua loja com um único objetivo: encontrar o vestido de noiva dos seus sonhos. Realizar essa tarefa não é algo fácil, principalmente porque há muita emoção envolvida.

Sendo assim, é importante que o atendimento da sua loja de locação transmita segurança em todas as etapas: principalmente no conhecimento sobre o produto e ajustes finos no vestido de noiva.

Nós sabemos o quanto um ajuste errado pode dar dor de cabeça tanto para a loja de locação quanto para a cliente, por isso, reunimos nossas costureiras e preparamos 4 dicas infalíveis na hora de ajustar o vestido de noiva.

 

1. Como fazer uma barra de vestido de noiva perfeita

 

Quase nunca aparecerá uma noiva em sua loja que não irá precisar de no mínimo, um ajuste de barra. E quanto mais detalhes o vestido de noiva possui (ou mais frágil o tecido dele) surge o medo de realizar as alterações, não é mesmo? Mas será que você precisa cortar a barra ou é possível fazer algo reversível?

De acordo com nossas especialistas, existem algumas possibilidades para a modificação da barra:

Puxe o tecido da cintura para dentro. Isso mesmo! Ao invés de realizar a costura na barra, o mais recomendado é desmanchar a cintura do vestido, realizar a dobra necessária e costurar novamente. Dessa maneira, há menos risco de danificar o vestido e o ajuste se torna mais fácil. 

É recomendado fazer SEMPRE esse tipo de modificação em saia de tule, já que nesse tecido não há como fazer bainha. Nos vestidos de noiva sereia e evasê, esse tipo de costura raramente será possível.

 

como diminuir a barra do vestido de noiva

 

- Em barras com crinol, você pode realizar mais uma dobra no crinol e fazer pespontos ou remover o crinol, refazer as dobras e depois costurar novamente o crinol na barra do vestido de noiva.

 

ajuste vestido de noiva com crinol

 

- No caso de barras com barrado, se não for possível realizar o ajuste pela cintura, você deve retirar todo o barrado de renda, fazer as dobras no tecido e depois colocar o barrado novamente no vestido de noiva com costura manual. JAMAIS dobre o barrado!

 

ajuste vestido de noiva com barrado

 

2. Como aumentar e diminuir medidas do vestido de noiva

 

Muitas vezes a noiva vai amar aquele vestido de noiva que não é do seu manequim e o que fazer? Os casos de redução de medidas normalmente são mais fáceis, sendo necessário apenas realizar costuras nas laterais (sem realizar cortes, para que depois possam ser desmanchadas).

Já o aumento de medidas do vestido de noiva é algo que deve ser mais avaliado, verificando se há a possibilidade de realizar essa alteração. Alguns vestidos de noiva já vem de fábrica com folgas na costura, sendo assim, é possível aumentar tranquilamente uma medida. 

 

aumentar o vestido de noiva

 

Para os que não possuem extras, você deve avaliar se possui tecido igual ao do vestido e caso precise, mais rendas e pedrarias. No caso de modelos princesa, normalmente você irá criar um recorte lateral extra, adicionando as medidas necessárias. Já nos modelos mais colados, normalmente a adição de um recorte lateral extra não fica bonito, não sendo possível aumentar tantas medidas.

 

Você sabia que os vestidos de noiva da Rússia Noivas suportam muitas aterações e lavagens? Confira aqui quantos aluguéis um vestido de noiva  da nossa grife suporta

 

3. O tule ilusion

 

O que parece não ter segredos, normalmente gera muitas dúvidas e pode transformar um vestido de noiva lindo em algo bem estranho. O tule ilusion deve ficar quase transparente na pele da noiva e para que isso aconteça, ele não deve possuir frisos, estar apertado demais ou com muitas sobras. 

Por isso, é sempre importante fazer os ajustes necessários no corpo da noiva. Normalmente, o ajuste será realizado pelas laterais do vestido, não mexendo no tule diretamente. E JAMAIS, faça pregas e costuras extras no tule ilsuion.

 

4. Tenha atenção nos detalhes

 

O ajuste fino consiste em cuidar dos mínimos detalhes e realizar tudo com delicadeza e muita avaliação. Por isso, você deve ter atenção a certos detalhes, como:

- O espartilho, que quando fechado deve formar um V. Caso isso não aconteça, é porque o vestido de noiva precisa de ajustes;

- As mangas longas, que devem ser coladas ao braço da noiva, não podendo ser muito frouxa, mesmo que isso limite os movimentos;

- O bojo, que deve ser do tamanho do seio da noiva. O bojo não pode deixar o seio sobrando nas laterais, devendo cobrir todo ele. Mas também, não pode ter muitas folgas, sendo grande demais. Nunca esqueça de verificar esse detalhe!

 

A necessidade de outras alterações deve ser avaliada por você e sua cliente. É importante que você tenha alguem em sua equipe com muito conhecimento, para que possa orientar da melhor maneira. Muitas vezes a noiva não irá enxergar o erro ou então, irá querer alterações impossíveis, precisando de um profissional para ajudá-la.

Possui mais alguma dúvida? Envie nos comentários que iremos te ajudar!

 

Comentários (6)

  1. Maria Consoladora Ribeiro 24 april 2019, 14:45
    Muito bom ,essas dicas me ajudou muito, obrigado
    1. Elisandra de paula tavares 29 april 2019, 00:46
      Oi gostaria de saber onde faZ curso pra ajustar vestido de noivas
      1. Elisandra de paula tavares 29 april 2019, 00:47
        Oi gostaria de saber onde faZ curso pra ajustar vestido de noivas
        1. Brenda | Rússia Noivas 18 june 2019, 23:23
          Olá, Elisandra. Tudo bom?

          A gente não conhece um curso pra te recomendar :( Mas precisando de auxílio, estamos à disposição.

          Abraço!
          1. Bruna 11 october 2019, 14:11
            Bom dia.
            O tule Romeu vestido é champanhe e sou negra.
            Consigo que uma costureira tire o tule que tem?
            1. Brenda | Rússia Noivas 15 october 2019, 15:56
              Olá, Bruna. Tudo bom?

              Encontrando a costureira ideal, ela conseguirá realizar esse serviço sim! Você tentou realizar esse serviço com a sua loja de locação?

              Abraço!

            Comentários

            para cima