É possível fazer pós-vendas e fidelizar noivas?

03 may 2018, 16:26

Fidelizar um cliente é uma estratégia muito importante e consideravelmente mais barata que atrair novos consumidores para o seu negócio. Mas muitos empreendedores no ramo de aluguéis de trajes de festas e noivas, não encontram uma maneira efetiva de fazer esse trabalho. Você também faz parte desse grupo? 

Sabemos que inicialmente, fidelizar uma noiva possa soar algo estranho, já que a tendência é que ela não se case muitas vezes, mas, isso não deve significar que ela vá em sua loja de aluguéis apenas uma vez na vida - principalmente se você trabalha com trajes de festas. 

A proposta do pós vendas, que faz parte da estratégia de fidelização de clientes, é encanta-los ainda mais e fazer com que os mesmos, optem por sua empresa na próxima necessidade e/ou recomendem ela para os amigos. A seguir, vamos tratar de alguns itens deste processo que você pode aplicar no seu ramo e ter sucesso. 

 

Tenha uma base de dados

 

O nome parece se tratar de algo complicado, mas na verdade, é muito simples. É indispensável para um pós vendas bem feito que você conheça a sua cliente, o que ela comprou, informações particulares e tudo que for relevante para o contato. Para isso, você por usar um CRM (Sistema para gestão de relacionamento com o cliente) ou até uma planilha simples feita no Excel com todas as noivas que fecharam um contrato em cada mês e informações sobre elas. 

É bacana ter anotado informações sobre a data de casamento e se a noiva trouxe algum familiar para o alguel de trajes na sua loja. 

 

Sempre tome a iniciativa

 

O pós-venda não é esperar que o seu cliente entre em contato com a sua loja dando algum feedback. É vital que você sempre tome a iniciativa de entrar em contato, seja para pedir opiniões, desejar felicidades ou tratar de qualquer outra questão. 

É interessante que no dia em que a noiva for buscar o vestido, você faça com que esse momento seja o mais especial possível. É bacana também, que além do vestido estar em uma embalagem atraente, você coloque um cartãozinho reforçando seu desejo de felicidades. 

Depois disso, seja na hora da devolução do vestido ou uma semana após o casamento, faça um breve bate-papo como uma pesquisa de satisfação e entenda o que a noiva mais gostou e o que não agradou muito. Se possível, peça para ela também fazer uma avaliação da sua loja por escrito no Facebook. Para gerar a fidelização, forneça para noiva um cupom com descontos válido por um ano para a locação de trajes de festas, assim, você garante que na próxima necessidade, a tendência de ela voltar à sua loja seja maior. 

 

Dê mimos

 

Além do cupom, é interessante que você demonstre amizade aos seus clientes. Mensagens em datas especiais, felicitações após 1 mês de casada e coisas do tipo demonstram que você se importa. E o quanto mais esses contatos forem personalizados, melhor!

 

Esteja preparado para problemas e reclamações

 

Nem tudo são flores no pós-vendas. Por mais que a sua empresa tenha um produto de qualidade e um bom serviço, erros podem acontecer. E é importantíssimo que você tenha a noção deles e esteja preparado para solucioná-los de maneira rápida e efetiva. 

Procure sempre resolver a questão e tentar retomar a confiança do cliente, nessa hora, presentes também podem ser usados. 

 

Por fim, tenha sempre todos os canais de comunicações aberto ao público, com whatsapp disponível e presença firmada nas redes sociais. 

 

E então, está pronto para colocar as ideias em prática? Qualquer dúvida, conte com a gente!

Comentários (0)

Comentários

para cima