Como fazer a mensuração de resultados da minha loja de locação?

14 february 2020, 21:12

Será que o marketing da sua loja está gerando os resultados que você precisa? Para entender isso é necessário ter objetivos claros e mensurar sempre.

A mensuração é nada mais do que a análise de métricas (dados) obtidos por redes sociais, site, Google e muitos outros meios para compreender se o objetivo está sendo alcançado ou não. Analisar seus resultados te ajuda a melhorar pontos na sua estratégia que não estão dando retorno e a evoluir as ações que vêm dando certo.

 

Como fazer a mensuração de resultados?

 

Já falamos brevemente aqui no blog sobre avaliação de resultados e ROI, que é um pontapé inicial na rotina para começar a analisar métricas, ou seja, dados. Mas, o ROI é apenas a ponta do iceberg, não sendo o suficiente para se ter uma visão clara e ampla dos seus resultados.

Uma dica infalível para que você não se perca em dados e números é elencar as métricas que mais fazem sentido para sua loja e suas estratégias, de acordo com o seu objetivo. Não pense que você deve fazer todas as métricas e analisar tudo que tem por aí, comece devagar.

Se seus objetivos estiverem claros, assim como sua estratégia, comece a analisar as métricas diariamente e gerar relatórios mensais, que são uma forma de colocar resultados e metas de forma visual e assim acompanhar sua performance . Mas de que forma?

 

Relatório diário

 

Antes de você realizar seu relatório mensal, é necessário mensurar resultados diariamente, dessa forma você consegue visualizar a captação de clientes que você está tendo e de qual canal veio, assim você tem uma visão clara do que precisa ser melhorado de imediato e se sua meta vai ser atingida.

Para esse tipo de mensuração, recomendamos que você faça uma planilha. Nela, você cria linhas com os itens que devem ser mensurados de acordo com o seu objetivo, como número de directs no Instagram e número de agendamentos advindos das redes sociais. Essa planilha deve ser alimentada e olhada diariamente.

 

Planilha de mensuração diária 

 

 

Relatório Mensal

 

O relatório mensal deve conter os dados mais importantes para avaliar se você está alcançando as metas ou não, sendo assim, nesse momento calcular o ROI é muito importante. Utilize do investimento feito nas mídias sociais, como promoções pagas e/ou ações com influenciadores e o retorno em vendas que você teve a partir dessas ações.

Também é bacana montar o funil de vendas da sua loja , mostrando primeiro o número de visitas no site (caso você tenha).

Depois, anote o número de contatos que você recebeu em todos os meios de comunicação da sua loja, esses contatos também são chamados de LEADS.

Em seguida, anote quais desses contatos realmente demonstraram interesse, se tornando uma real oportunidade de negócio.

Por último no funil, ficam os que se tornaram clientes.

 

Funil de vendas

 

Nas suas mídias sociais, você deve levantar o alcance que teve, utilize dos números de seguidores de todos os seus canais, números de likes, comentários e assim ter uma média do seu engajamento. Esses dados você consegue coletar na aba informações do seu Instagram e Facebook.

 

Números de seguidores nas mídias sociais

 

Engajamento nas mídias sociais

 

 

Se você costuma fazer ações e experimentos na sua interação dentro dos canais sociais, então é necessário que eles mostrem resultados, sejam eles negativos ou positivos e é importante que você observe para que se possa criar propostas para o mês seguinte.

 

Aba de experimentos

 

A última sugestão para o relatório mensal é criar a primeira página mostrando os destaques do mês, conseguindo assim visualizar facilmente as suas maiores conquistas de marketing.

 

Destaques positivos e/ou negativos do mês

Resumo: Começar a fazer seus próprios relatórios e sua mensuração de resultados é muito importante para que você visualize a performance das suas ações de marketing, desta forma, invista tempo e dedicação para realizá-los e assim tenha seus objetivos atingidos.

Use dessas dicas e comece a aplicar a mensuração de resultados na sua loja hoje mesmo. Juntos iremos alcançar o sucesso!

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/mensuracao-de-resultados/

Comentários (0)

Comentários

para cima