8 dicas para você administrar uma loja de locação em família

17 january 2020, 14:46

Ter uma loja de locação em família requer alguns desafios e atenção, pois como o próprio nome sugere, seus funcionários e gestores são da mesma família.

Hoje em dia, a maior parte dessas pequenas empresas são familiares e para obter sucesso é necessário estar atento para que haja equilíbrio e profissionalismo.

Desta forma separamos 8 dicas que vão te ajudar a manter o ritmo de sua loja de locação de forma crescente trabalhando em família. Confira!

 

1. Defina os cargos

É importante que cada um tenha seu papel definido para que não haja complicações no futuro.

Um cargo alinhado à cada pessoa evita problemas de comunicação e desentendimentos e dessa forma, cada pessoa deve estar de acordo com suas competências.

 

2. Diálogo e reuniões semanais

Para evitar problemas como um funcionário querer ter mais poder de decisão do que o outro, é importante que com os papeis definidos, tenha um diálogo constante com a equipe.

Uma boa conversa e reuniões periódicas ajudam na harmonia e a discutir os assuntos sem prejudicar o sucesso da empresa.

 

3. Não misture dramas familiares com negócios

O que acontece dentro de casa e na família precisa ficar para fora das portas da empresa.

Não se pode levar os conflitos que acontecem em sua vida pessoal para seus negócios, caso contrário, seu crescimento vai desacelerar e você pode perder o controle de seu negócio.

 

4. Tenha controle financeiro

Definir salários para cada qualificação e cargo é muito importante, evita dúvidas e estranhamentos futuros. No caso dos sócios, é preciso ter estabelecido o que cada um vai ganhar com os lucros, para que não haja desconfianças futuras.

É necessário também que você não misture o lucro de sua empresa com seus gastos pessoais, isso pode atrapalhar suas finanças

 

5. Não conceda privilégios

Mesmo que seus funcionários também estejam em sua família, dentro da sua empresa eles precisam ser profissionais e serem tratados como tais. Conceder privilégios para um pode virar uma bola de neve e em pouco tempo todos vão querer do mesmo e isso gera muita confusão.

Advirta quando for necessário e como se fosse qualquer outro funcionário. Na hora de elogiar, saiba medir para não haver exageros.

 

6. Contrate profissionais

Não contrate apenas por ser família, procure dentro dela profissionais qualificados que vão te ajudar em seu sucesso.

Contrate profissionais do mercado também, eles vão te ajudar a manter um olhar de fora, sempre mantendo o maior profissionalismo.

 

7. Profissionalize sua empresa

Mais importe que definir cargos e alinhar salários, você precisa levar sua empresa para níveis superiores. Para isso você pode seguir alguns passos que separamos abaixo:

Estabeleça regras para o atendimento

É essencial que o atendimento em cada setor de sua empresa tenha um padrão, desde a atenção dada nas redes sociais, se for o caso, até a compra final.

Realize pesquisas de mercado

Conhecer seu cliente e seus gostos é o mais importante, pois muitos quando criam uma empresa no âmbito familiar, tem a tendência a seguir o que acha mais adequado, deixando de lado as pesquisas e o reconhecimento do mercado, não obtendo resultados no futuro.

Capacite seus líderes

Mesmo que esses líderes sejam da sua família, invista em cursos e na capacitação deles, assim vai haver um alinhamento dentro da equipe e vai prepará-los para liderar com confiança e chegar a nossa dica 8.

 

8. Prepare seus líderes para a sucessão

Uma empresa, para obter sucesso contínuo precisa estar funcionando, certo? Para isso é importante que você prepare seus funcionários dentro de suas qualificações para que se tornem gestores no futuro e dessa forma mantenha o ritmo crescente.

 

Pronto para seguir nossas dicas? Esperamos que você tenha sucesso. <3

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Comentários (2)

  1. Fátima Maria da Silva 23 march 2020, 21:06
    Excelente as dicas!
    1. Brenda Martins | Rússia Noivas 27 march 2020, 19:54
      Olá, Fátima. Tudo bom?

      Ficamos felizes por você ter gostado.

      Abraço!

    Comentários

    para cima