7 dicas para uma interação incrível com seu público na internet

24 january 2019, 19:33

É fato que, a sua loja hoje precisa estar no meio digital. Seja para divulgar seus produtos, fornecer informações e principalmente, se relacionar com seu público.

Mas, não basta apenas possuir um site, e-mail, whatsapp e redes sociais. Você precisa manter toda essa engrenagem sempre funcionando e atualizada. Hoje você faz isso? Uma pesquisa (Harvard) aponta que, ao responder o contato em menos de 1 hora, você tem 7x mais chance de ter uma conversa produtiva e que gere um negócio.

Mas, não é só a venda que importa. Estar interagindo com o público que comenta suas fotos, marca amigos, faz depoimentos e perguntas por e-mail ou mensagem, é vital. E para realizar esse relacionamento da melhor maneira possível, existem alguns itens indispensáveis dos quais você verá neste post.

 

1. Defina como será a comunicação da sua empresa

 

Antes de começar a responder todo mundo, ou até, pedir para que suas atendentes cuidem das redes sociais, você precisa ter uma regra padrão de como a sua marca deve se comportar nas redes sociais.

Há vários conceitos de marketing que tratam disso, como o brand persona, tom de voz da marca, constelação semântica da marca e até a criação de um personagem para a sua loja.

Em resumo, confira alguns exemplos das questões que você precisa definir:

  • Falar em terceira pessoa ou fazer com que a atendente sempre se apresente?
  • Não usar gírias, palavrões ou apelidos.
  • Ser muito educado e sempre escutar o que a pessoa fala, buscando encontrar a melhor solução. Tenha exemplos de como falar e como não falar.
  • Nunca responder de maneira seca e reler sempre o que está escrevendo, para ver se não corre o risco de haver enganos.

 

2. Responda todos os comentários, mensagens e menções

 

Você jamais deve deixar algum contato sem resposta! Isso pode dar uma má impressão tanto para quem entrou em contato com a sua marca, quanto para quem está lendo os comentários de uma postagem sua, por exemplo. 

Considere que todo engajamento que o público está realizando com a sua marca é importante, e é mesmo, sendo assim, você deve estimular ainda mais essa conexão e criar uma relação com o mesmo.

Dessa forma, responda qualquer tipo de contato que haja com a sua loja de locação nas redes sociais e site.

 

3. Importe-se com os problemas e desafios do seu público

 

Um atendimento de qualidade vai além da simpatia, ele deve solucionar o que o público precisa. Se uma noiva entrou em contato buscando informações sobre um vestido, você não pode simplesmente pedir que ela realize uma visita em sua loja.

Você deve primeiramente buscar responder o máximo possível as questões da noiva e assim, recomendar o agendamento de uma visita na loja.

 

aprenda a usar o instagram para a sua loja de locação

 

4. Busque sempre surpreender

 

Além de solucionar a dúvida do seu público, você deve sempre pensar em como surpreendê-lo e assim, tornar a experiência dele com a sua marca, incrível.

Como fazer isso? Muito criatividade, empatia e saber realmente qual a proposta e visão da sua loja. Que mensagem você quer que a sua loja de locação deixe na mente dos consumidores?

Lembre-se que, um cliente satisfeito sempre será a melhor propaganda!



Resultado de imagem para nubank case

Veja esse clássico exemplo da Nubank. Fonte: Exame

 

5. Tenha sempre um CTA (Chamada para ação)


Ao solucionar as dúvidas e ajudar o seu contato, agora é o momento de também pensar em como fazê-lo alugar seus produtos. Neste caso, você pode pedir para agendar uma visita (com um link de agenda online, por exemplo) ou agendar uma ligação para assim, botar em ação o seu lado negociador e vendedor.

O CTA então, é a maneira como você vai propor uma ação para a pessoa ao qual está interagindo, estimulando-a à tomar uma ação que é o do seu interesse que por ventura, é o dela também. 


6. Responda as interações e contatos o mais rápido possível


No mundo da internet, é o imediatismo que impera. E você precisa saber que, o quanto mais demora para responder suas mensagens e interações, menor a chance de conseguir conquistar e ajudar aquele usuário que estava tão interessado em sua loja. 

Nós recomendamos que, você tenha ao menos um período do dia, como a sua manhã, para responder todos os contados. Nunca deixe de fazer isso diaramente!

7. Anote o número de contatos recebidos

É muito importante ter o conhecimento do crescimento (ou queda) do alcance e interações das suas redes sociais. Dessa forma, você saberá quando está realizando ações corretas e colhendo os resultados, ou então, se está fazendo algo errado. 

Mais que isso, é bem bacana ter uma planilha com o nome e contato das noivas que entraram em contato com você, para mensurar se suas redes sociais estão realmente trazendo clientes para a sua loja de locação. 

 

Gostou das dicas? Deixei nos comentários a sua opinião e dúvidas! 

Comentários (0)

Comentários

para cima