Por que o tradicional vestido de noiva é branco?

24 january 2020, 14:13

Quando pensamos em vestido de noiva, quase sempre vem à nossa mente aquele vestido super branco e romântico. Mas, você já se perguntou o porquê da tradição do vestido de noiva branco?

Conheça a história por trás desse costume, afinal, tudo sempre tem uma razão :)

A origem do casamento

Antes de se pensar em vestidos e na cor do mesmo, é preciso entender como surgiu o casamento em si. No passado, as famílias e clãs uniam seus entes em contratos para agregar heranças, poderes e, não menos importante, para continuar a linhagem.

Era muito comum a realeza casar por negócios, o que nem sempre era uma decisão feliz para os noivos e por isso a necessidade de se pensar em mostrar o quão rica aquela família era na hora de escolher o vestido da noiva.

Como eram os vestidos?

O branco não surgiu logo com os primeiros casamentos. Muito antes, as noivas usavam vestidos de cores variadas, entre elas o vermelho e preto, no caso da Renascença Italiana. Os vestidos eram grandes ornamentos e brilhavam os olhos pela beleza e pela quantidade de pedrarias preciosas que tinham.

Como surgiu a tradição do vestido branco?

Há muita controvérsia sobre quem usou primeiro. Alguns dizem que na Grécia Antiga já tinha essa tradição por causa do deus Hymenaeus, o deus do casamento. Mitologias à parte, Mary Stuart, rainha da Escócia e França no século XVI usou um vestido com detalhes em branco em homenagem a sua mãe.


Mary Stuart, rainha da Escócia e França

No século XVII, Maria de Médici usou um vestido de cetim branco com joias preciosas e muitos detalhes em dourado, pois não estando contente com sua união, decidiu se rebelar. Muitos consideram Mary Stuart pioneira da tradição e outros Maria de Médici.

Maria de Médici, rainha da França e Navarra

Mas a grande popularidade desta tradição veio com a rainha Victoria, do Reino Unido que se casou por amor e usou um modelo cheio de rendas, completamente branco e para a surpresa de muitos, ousou em usar um véu, algo que naquela época, não era um costume. Seus súditos então, em sua homenagem começaram a usar e popularizar o branco no vestido de noiva.


Rainha Victoria, do Reino Unido

A modernização da moda noiva

Com o passar dos séculos e a invenção da máquina de costura, novos modelos de vestidos de noiva começaram a aparecer.

No século XX e XXI a moda veio se aperfeiçoando, passando por mangas bufantes, exuberantes tecidos, saias cheias, golas altas, diferentes tipos de decotes e cortes inovadores, tudo sempre muito à frente do tempo.


Princesa Diana

Vestido Reino | Coleção Bal Masqué

Vestido Personalidade | Coleção Origem

São muitas cores pra escolher

Já falamos aqui no blog sobre cor de vestidos de noivas e vocês devem saber que o casamento é rodeado por superstições e crenças, certo? Usar o branco puro no dia do casamento, significa a pureza da noiva, a virgindade e é claro que hoje em dia isso pode variar muito.

Mas vocês lembram que lá no surgimento dos casamentos não havia cor tradicional e sim várias cores? Como toda tendência de moda, ela voltou, um tanto mais reservada, mas hoje você pode escolher cores como o off white, cappuccino, nude e o nosso ivory, envoltos com bordados luxuosos, brilho, transparência e elegância.

Vestido Marcelina | Coleção Joia Medieval 

Vestido Cultura | Coleção Origem

Vestido Imperatriz | Coleção Milady

Vestido Virtude | Coleção Bal Masqué

Vestido Devaneio | Coleção Origem

Vestido Cazarevna | Coleção Milady

Vestido Vigor | Coleção Origem

Passam-se os séculos e tudo o que podemos dizer é que cada uma de vocês deve se casar com a cor que quiserem e fazerem os olhinhos de vocês brilharem. <3

Comentários (2)

  1. Sabrina 11 april 2020, 20:22
    Eu Amei Os Vistidos De Noiva
    1. Brenda | Rússia Noivas 24 april 2020, 23:50
      Olá, Sabrina. Tudo bom?

      Ficamos muito felizes por você ter gostado <3

    Comentários

    para cima