Dicas para montar a lista de convidados do seu casamento

27 october 2017, 22:04
O processo de montar a lista de convidados muitas vezes é algo difícil para as noivas, com você também está sendo assim? 
 
Decidir quem é importante e deixar passar algumas pessoas de lado (com propósito de cortar os custos) realmente é complicado, por isso, reunimos cinco dicas que podem te ajudar nessa tarefa. Confira abaixo: 
 
 
lista de casamento
 

1 - O seu casamento dos sonhos

 

Com o que você sonhou? Com algo mais íntimo apenas para familiares e amigos mais próximos ou com um luxuoso casamento, onde estarão presentes todos os parentes, amigos e colegas de trabalho? 

Tente se imaginar em seu casamento e visualize como ele seria. O primeiro passo é definir o seu sonho e depois, tentar adequar a realidade à ele. 

 

2 - Orçamento disponível 

 
O preço do casamento é baseado no número de convidados, sendo assim, é importante que antes de tudo, você determine o orçamento. 
 
Saiba que a maior despesa de um casmento é com a recepção, logo, quanto mais convidados, maior o custo. 
 
 
 

3 - O local do casamento

 
Antes de começarem a elaborar a lista de casamento, faça uma pesquisa e saiba qual a capacidade dos locais onde você gostaria de poder celebrar o casamento. Se aquela igreja dos seus sonhos cabem apenas 100 pessoas, não vai fazer muito sentido você ter uma lista de 300 convidados. 
 

 Está com dúvidas sobre o momento certo de procurar seu vestido de noiva?  Confere nossas dicas, clique aqui para conferir o post! 

 

4 - Na hora de elaborar a lista

 

Elabore a lista A 

 
Comece elaborando a lista de casamento ideal, sem restriçoes, incluindo todas as pessoas que você deseja ter presente no dia do casamento. Inclua também os convidados por parte dos seus pais, ou seja, as pessoass que eles pretendem convidar. 
 
Depois de dispor de uma lista bem ampla, faça uma triagem baseado na intimidade pretendida e no orçamento disponível.
 
Depois da lista geral formada, comece a fazer a lista A, ou seja, a lista de quem é importante no seu casamento, como amigos e familiares muito chegados. Tente excluir as pessoas com as quais sente que não tem relações muito próxima, ou que possam ser fonte de problemas em situações como o casamento. 
 

Elaborem a lista B 

Depois de elaborar a lista A, certamente sobrarão alguns nomes. Se ainda tem orçamento disponível, você poderá elaborar uma lista B, que usualmente incluirá primos afastados e etc. Esta lista também será útil no caso de alguns convidades da lista recusar o convite, ou por alguma eventualidade não puder conparecer em seu casamento.
 
 

5 - Preciso reduzir ainda mais minha lista de convidados, e agora?

 
Para reduzir a lista de convidados responda essas perguntas: 
 
  • Convidamos pessoas pelos presentes que nos podem oferecer?
  • Convidamos pessoas com quem já não falamos há anos?
  • Convidamos colegas de trabalho?
  • Convidamos amigos ou famíliares que tendem a fazer cenas desagradáveis nestes momentos?
 
Logo que tenham tudo decidido e a lista de convidados final esteja elaborada, pode enviar os convites, pelo menos dois meses e meio antes da data do casamento. Espere para ver quem responde e, mediante as respostas, poderá enviar convites às pessoas que desejam convidar da lista B. 
 
 
 
Seguindo essas dicas, você terá no seu casamento as pessoas que realmente importam e que você lembrará para o resto da sua vida. 

Comentários (0)

Comentários

para cima